domingo, 22 de novembro de 2015

A SAÚDE É UM DIREITO NÃO UM PRIVILÉGIO - ECONOMISTS’ DECLARATION ON UNIVERSAL HEALTH COVERAGE

A revista Lancet pubica na sua edição de 21 de de Novembro o manifesto “ECONOMISTS’ DECLARATION ON UNIVERSAL HEALTH COVERAGE” subscrito por 267 economistas de 44 países, apelando aos responsáveis políticos de todo o mundo para colocarem como primeira prioridade, a cobertura universal de saúde para todos os cidadãos. Afirmando que assegurar serviços de saúde essenciais e de qualidade a todos, sem barreiras financeiras, é a decisão certa, inteligente e acessível, “that ensuring everyone can obtain high quality essential health services without suffering financial hardship is right, smart and affordable”.

Lançada no passado dia 18 de Setembro, na revista Lancet e no jornal New York Times, com o apoio da Rockefeller Foundation em vésperas da Organização das Nações Unidas aprovar a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável “UN 2030 Agenda for Sustainable Development"a Declaração lançada pelo Prof. Lawrence Summers conta com o apoio de cinco prémios Nobel, Joseph Stiglitz, Kenneth Arrow, Alvin Roth, Vernon Smith e Christopher Pissarides de economistas da saúde como Anne Mills e Victor Fuchs, e outros economistas de renome como: Thomas Piketty, Linah Mohohlo, Bjørn Lomborg, Tony Atkinson, John Irons, André Sapir e Paul Collier e atual e ex-chefe dos economistas do Banco Mundial, Kaushik Basu e Justin Yifu Lin.

Lawrence Summers
Afirmando que a saúde é um investimento, não é um custo, a Declaração exorta os países a desenvolverem serviços de cobertura universal, aumentando o financiamento interno para a saúde e apelando aos países doadores e às lideranças políticas para que façam avançar nos países de renda média e baixa, reformas dirigidas aos mais desfavorecidos integrando-os em serviços de cobertura universal.
Linah Moholo
Os dados mostram claramente que a saúde é essencial para a erradicação da  pobreza extrema e promove o crescimento económico, tal como afirma Linah Moholo, Governadora do Banco do Botswana “ “Healthy people are the engine of a country’s economic growth. Universal health coverage ensures that engine is constantly fueled,” ou Joseph Stiglitz “As the gap between rich and poor keeps growing, we must prioritize policies that work to counter inequality... universal health coverage does just that, ensuring everyone has access to health care, without which they cannot succeed, and strengthening economies as a result.”

Como escreveu Amartya Sen no Guardian em “ Universal healthcare: the affordable dream” esta é a oportunidade de conseguir um sonho possível, um sistema universal de cuidados de saúde.

Visite a página Global Coaliation For Health Coverage Day, divulgue e assine a Declaração.

Sem comentários:

Enviar um comentário